top of page

O propósito de uma ilha

  • Foto do escritor: YAH Hope
    YAH Hope
  • 25 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

O nosso olhar para uma situação pode nos revelar o nosso propósito, mas muitas vezes nós ignoramos aquilo que está a nossa vista.


ree

Hoje quero compartilhar com vocês a história da família de Xavier. Meu principal objetivo aqui é que você reflita e aplique isso em sua vida, assim como eu fiz quando ele me contou.


Conhecemos Xavier e sua esposa em um jantar aqui em Nampula, Moçambique. Eles são de uma cidade chamada Angoche que pertence a província de Nampula. É um local de pescadores, a maioria das pessoas trabalham nessa área e se alimentam do que é encontrado no mar. E essa era a vida de Xavier. Ele, sua esposa e filha viviam nessa economia. A sua rotina variava conforme o mar, se o mar estivesse bom para pesca às 3h da manhã, lá estava ele. Se o melhor horário fosse apenas às 10h de manhã, ele estaria pronto para ir.


Certo dia, em uma das ilhas que Xavier morava, chegou um homem estrangeiro falando em outra língua e um outro homem fazendo a tradução para a língua local. Xavier parou para ver, mas logo se desinteressou pois disse que não acreditava no que ele estava dizendo e saiu prontamente para as suas tarefas.


Aquele homem veio de muito longe até a cidade de Angoche. Quando ele chegou, pediu para um local listar o nome de todas as ilhas que haviam em volta da cidade. Em um pequeno caderno, ele anotou cada uma delas. Depois de alguns dias, ele saiu de barco com a intenção de iniciar suas visitas. Porém, para a sua supresa, uma forte tempestade começou, o céu escureceu e o mar ficou agitado. O capitão do pequeno barco estava com dificuldades para conduzir. Até que eles viram uma pequena luz em uma ilha. E então, o estrangeiro pediu para que o levasse até lá. E eles foram.


Chegando no local, eles perguntaram qual era o nome daquela ilha e lhes disseram. O homem logo abriu o seu caderno e procurou onde estava anotado aquele nome, mas não encontrou. A pessoa que listou os nomes para ele escreveu todos, mas esqueceu apenas dessa. E então, uma forte certeza tomou o seu coração e ele entendeu que ele deveria ficar naquela ilha.


O homem encontrava um local e contava histórias bíblicas para quem quisesse ouvir. Algumas pessoas se aproximavam, sentavam e escutavam as histórias. Outras, como Xavier, não chegavam a ouvir até o final. Mas um dos homens que acompanhavam o estrangeiro viu Xavier sair no meio da história, se aproximou e disse "por que você saiu de repente?" e Xavier respondeu "eu não concordo com o que ele disse" e então, o homem respeitosamente disse "você deveria ficar até o final para entender o que ele está dizendo e ouvir a história completa". Xavier fez a tentativa. Voltou e ouviu a história até o final. Quando ele percebeu, todos os dias ele ia até onde o estrangeiro estava para ouvir o que ele tinha a dizer. A cada dia, uma semente era plantada e regada até que um dia Xavier entendeu que Cristo o amou de forma incondicional e tinha um propósito para a vida dele. Xavier decidiu acompanhar aquele homem para aprender a cada dia mais sobre a Bíblia e compartilhar com a sua família e amigos.


Após algum tempo, as águas ao redor da ilha vão aumentando e o local foi diminuindo. Hoje, a ilha não existe mais. A única que coisa que ainda está lá é um pequeno pedaço de terra inabitável. Todos os moradores se deslocaram e foram para outras ilhas. Cada um, ao chegar no nosso local, compartilhou sobre o amor que eles aprenderam com aquele estrangeiro. Cada um entendeu que todo aquele aprendizado era tão forte que não poderia ser guardado. Eles tiveram as suas vidas transformadas e decidiram transformar a vida de outros.


Xavier fez isso. Até que um dia decidiu vir para Nampula para estudar em uma escola que ele pudesse aprender mais sobre a Bíblia. Hoje, ele entende que o seu principal objetivo de vida é retornar para Angoche e continuar compartilhando sobre os aprendizados bíblicos, mas agora com muito mais conhecimento, com todas as pessoas da região.


Com essa simples história, eu te lanço uma pergunta: qual o seu propósito de vida? Muitas vezes ficamos confusos ao pensar nisso. Mas por conta de pequenas atitudes suas, você pode encontrar algo que te dê propósito. Se Xavier tivesse simplesmente ignorado tudo e virasse as costas, ele não cumpriria a sua missão na Terra. Mas ele deu uma chance, ele ouviu, entendeu e assim foi transformado.


Fica aqui a reflexão: não perca tempo em descobrir a sua vocação. Esteja sensível, ouça e veja como você pode e deve transformar as pessoas ao seu redor.

 
 
 

Comentários


bottom of page